Muita gente se engana ao pensar que vintage, retrô e clássico trata-se da mesma coisa. Vejam que curioso: a origem da palavra vintage remete-se ao procedimento de cultivo e colheita dos vinhedos, no qual o conceito de boa safra, não necessariamente refere-se ao antigo ou clássico, mas tão somente a conservação de uma boa colheita, de uma safra especial. Por isso, a introdução do "vintage" na moda, refere-se à peças de várias décadas, mas que ainda assim continuam em estado de perfeita conservação. Então meninas, sabe aquela roupa antiga, guardada há séculos lá no fundo do armário da vovó ou da mamãe, super bem conservada ... quando elas mostram a relíquia para alguém, a fala é sempre a mesma... "Ah....no meu tempo essa roupa era moda, todo mundo se vestia assim...".
Pois bem, vocês podiam não saber, mas agora, acabaram de descobrir que podem ter peças vintage em casa e nem se dão conta disso. Mas é importante lembrar que uma peça para ser considerada vintage, tem que ter pelo menos duas décadas de existência! Isso mesmo! Portanto, nesse cenário, incluem-se também peças bem conservadas de toda década de 80.
Assim como as peças Vintage, as palavras também não perdem seus encantos. Estão sempre em conservação e movimento. Pensando nisso, que tal abrirmos aquele bauzinho pessoal e acadêmico..rs e recordarmos algumas simpáticas palavrinhas Vintage?
Oi Deise,
ResponderExcluirGostei da explicação. Minhas "vintage" são duas peças de lingerie (de 1986), as únicas que não consegui me desfazer, mas também não cabem mais em mim (rsssss).
Bjs.