segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Memória Vintage

   Muita gente se engana ao pensar que vintage, retrô e clássico trata-se da mesma coisa. Vejam que curioso: a origem da palavra vintage remete-se ao procedimento de cultivo e colheita dos vinhedos, no qual o conceito de boa safra, não necessariamente refere-se ao antigo ou clássico, mas tão somente a conservação de uma boa colheita, de uma safra especial. Por isso, a introdução do "vintage" na moda, refere-se à peças de várias décadas, mas que ainda assim continuam em estado de perfeita conservação. Então meninas, sabe aquela roupa antiga, guardada há séculos lá no fundo do armário da vovó ou da mamãe, super bem conservada ... quando elas mostram a relíquia para alguém, a fala é sempre a mesma... "Ah....no meu tempo essa roupa era moda, todo mundo se vestia assim...".
 Pois bem, vocês  podiam não saber, mas agora, acabaram de descobrir que podem ter peças vintage em casa e nem se dão conta disso. Mas é importante lembrar que uma peça  para ser considerada vintage, tem que ter pelo menos duas décadas de existência! Isso mesmo!  Portanto, nesse cenário, incluem-se também peças bem conservadas de toda década de 80.
  Assim como as peças Vintage, as palavras também não perdem seus encantos. Estão sempre em conservação e movimento. Pensando nisso, que tal abrirmos aquele bauzinho pessoal e acadêmico..rs e recordarmos algumas simpáticas palavrinhas Vintage?    
                                                                              

Algumas palavrinhas e expressões que me lembro agora:
formidável!
faniquito
frege
pilantra
siriguaita
broto, brotinho
caranga
faceira
do arco a velha
boa bisca
ar de sua graça
levar no bico
a grande vedete da moda
chuchu beleza!
mina
amigo da onça
patota...

Rintintin



Papai Sabe Tudo

Um comentário:

  1. Oi Deise,
    Gostei da explicação. Minhas "vintage" são duas peças de lingerie (de 1986), as únicas que não consegui me desfazer, mas também não cabem mais em mim (rsssss).
    Bjs.

    ResponderExcluir

Quero comentar!